Navigation

Barreado

Imprimir

Origem Barreado

De influência portuguesa, o Barreado, originário dos sítios dos pescadores, passou para as cidades litorâneas com o decorrer do tempo, onde é consumido há aproximadamente 200 anos. Da expressão “barrear” a panela, com pirão de cinza e farinha de mandioca, para evitar que o vapor escape e o cozido seque depressa, vem o nome barreado, uma contribuição dos açorianos, que deu nome ao prato. O barreado é símbolo de fartura, festa e alegria, tendo sido adotado como prato do período do entrudo - o precursor do carnaval - sendo sua característica a de que, mesmo requentado, não perdia o sabor original, o que liberava as pessoas durante os folguedos populares, não precisando cozinhar.


Massa para vedar a panela
  • 2 xícaras (chá) de farinha de mandioca
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo
  • cinza de fogão e água fervente o suficiente para dar liga


Modo de Preparo:

  1. Comece o corte e a limpeza das carnes de véspera. 
  2. As carnes e o toucinho devem ser cortados em pedaços pequenos, adicionando-se todos os temperos cortados. 
  3. Leve tudo a uma vasilha que não seja de alumínio. 
  4. Deixe repousar até o dia do preparo. 
  5. Forre a panela com o toucinho e leve ao fogo para derreter. 
  6. Depois coloque as carnes temperadas, tampe a panela. 
  7. Com uma folha de bananeira previamente sapecada na chapa para amolecer, amarre com um barbante grosso nas bordas. 
  8. Coloque a tampa e barreie com uma mistura de cinza de fogão, farinha de mandioca e água fervente para dar a liga. 
  9. Depois de bem vedada, leve ao fogo forte nas primeiras horas, passando-se para um fogo mais brando depois. 
  10. O fogão tem que ser à lenha. 
  11. O tempo de cozimento é 12 horas. 
  12. Quando a folha da bananeira estiver bem escura, está pronto o barreado
Acompanhamentos:

  • Coloque duas ou mais colheres de farinha de mandioca no prato, com uma concha retire da panela um pouco de caldo fervente e misture com a farinha, fazendo um pirão escaldado. 
  • A seguir acrescente porções de carne ao pirão. 
  • Sirva com arroz, bananas e laranja. 
  • Faça acompanhar de uma bebida alcoólica (batida ou pinga), que serve para rebater este prato, considerado bastante forte.


Nota: O "Receitas E Dicas" não se responsabiliza pela receitas aqui editadas, fica a critério de cada pessoa analisar e avaliar a receita em questão, a equipe do Receitas E Dicas não testa as receitas aqui indicadas, sendo assim, não nos responsabilizamos se a receita não der certo, ou não ficar ao seu agrado. Trata-se de receitas que estão postadas aqui originalmente pelo usuário e não passaram pela edição da equipe. Qualquer erro, inexatidão, falha nos itens que compõe as receitas, ou mesmo uso de imagens de terceiros são de total responsabilidade do usuário que a postou.

A publicação das informações contidas neste site não constitui prática de medicina e/ou de nutrição e não substitui o conselho de seu médico ou de outro profissional da saúde.

Compartilhe
loading...
Facebook Receitas & Dicas

Tenha sempre ótimas opções de receitas a um simples clique para facilitar sua vida na cozinha, receitas de bolos, receitas de tortas e receitas de sobremesas que deixam o cardápio da sua casa uma delícia.


Postar um Comentário:

0 comments:

Olá seja bem Vindo ao Receitas & Dicas como podemos ajudá-lo? Basta enviar-nos uma mensagem agora para obter ajuda e responderemos o mais rápido possivel!